O PREGADOR
JUL
28

OS SETE DIAS DE GÊNESIS NÃO SÃO DIAS DE 24 HORAS E NEM A CIÊNCIA ESTÁ CERTA EM ZOMBAR DOS CRENTES POR DEFENDEREM ÀS ESCRITURAS, VEJAM!



U
ma das maiores dificuldades que ou crente têm com relação à Bíblia diante dos ateus e dos incrédulos é certamente parte do relato encontrado no Livro de Gênesis, principalmente depois da segunda metade do século XX, com a supremacia tecnológica crescente e a afirmação da Ciência moderna..

Diante disso

H á duas atitudes a serem tomadas sabiamente por qualquer um de nós cristãos:


A primeira:


se abster de uma discussão inócua!

O motivo é simples: a salvação, a pessoa de Jesus Cristo, a conversão são reais, se você já experimentou a Conversão, a Salvação e a comunhão com Jesus Cristo vivo e Deus, o resto não importa se você sabem entende, tem provas ou não. Não é necessário provar mais nada! Saberemos o que for necessário na eternidade! não poucos néscios perdem a fá salvífica e a salvação por se empenharem em disputas intelectuais que não levam a nada!

A segunda:

se envolver em uma disputa em que os dois lados, o crente e o materialista, ateu, nenhum dos dois tem a prova conclusiva sobre o assunto, o que é no máximo uma perda de tempo!

Um incrédulo, inconverso, inimigo de Deus não se converterá pelas suas provas bíblicas! se o tal não se converter pelo Evangelho, crendo em Jesus Cristo não se converterá por nada! não se iluda!

Mesmo assim para si mesmo, quando possível e com cautela, podemos com o progresso natural da verdadeira ciência que não pode negar a realidade da criação divina, termos uma maior e contida clareza com relação a certos eventos e processos naturais da criação!

Desse modo podemos entender melhor muitas coisa e reconhecendo a complexidade de muitos deles, nós que já cremos, darmos honra e glórias ao nosso Deus!


Segundo a Ciência atual, o Universo tem em números redondos, cerca de 15 bilhões de anos, a Terra cerca de 4,5 a 5 bilhões de anos. Sobre o aparecimento do ser humano na Terra os números são absurdamente dispares: desde longos 1,7 bilhões de anos, passando por 100 milhões de anos, por 150 mil anos, 100 mil anos, 15 mil anos , 10 mil anos e uma variedade de idade e tempos entre cada um dos rapidamente listados acima. O famigerado processo de datação por Carbono 14 já foi desmitificado mas não substituído, um estudo que pude ler certa feita, diz que uma rocha poderia simplesmente em certas situações ter a aparência de ter passado determinado período londo sofrendo uma mudança quando essa foi bem mais rápida.

O estanho nisso é que sendo muito diferentes, pouco diferentes ou semelhantes a nós, como somos hoje, as mudanças em termos de organização e tecnologia, foram terrivelmente lentas considerando-se um período tão exagerado e longo de tempo e muito rápido muito o desenvolvimento mais recentemente. Por exemplo em pouco mais de um século fizemos muito mais que em toda a nossa história,  e isso é muito mal explicado cientificamente, parecendo mesmo a um olhar rápido, muito pouco provável.

De uma forma ou de outra, o ser humano como somos, é o ser humano sobre o qual o livro de Gênesis fala e não sobre nenhum dos homídios possivelmente existentes nesse planeta numa condição animal antes de nós surgirmos ou nos estabelecermos no planeta!

A História do Universo, da Terra se destina unicamente a nós seres humanos, pretendida como informação única referente a um período em que nós seres humanos não existíamos e nenhum ser humano poderia em tese registrar e contar a seus descendentes. Portanto sob todo os pontos de vista, científicos ou místicos, não podemos saber desses eventos sem que outro ser inteligente nos revelasse. Ou seja: sem as Escrituras, sem crermos no que ela nos revela, não há como saber,mesmo que houvesse outra verdade além da que nela relatada, e a Ciência moderna deveria ser franca e humilde para dizer: não sabemos e jamais saberemos!

Após a existência de uma humanidade, se há algo enterrado como registro se for achado saberemos, se não jamais será sabido, nem com toda e mais desenvolvida tecnologia a ser desenvolvida! Isso porque simplesmente o passado é algo que se evaporou e o futuro não existe! o único momento real é o agora!


Na verdade sete dias literais não são problema de fato, são aparentemente para o homem moderno com a ilusão de uma verniz científico! dos mais de sete bilhões de seres humanos vivos hoje, uma pequena parcela conhece elementos e métodos científicos, são cientistas de fato, a maioria pode crer em qualquer coisa que lhes diga!

Segundo as Escrituras Deus é todo poderoso! fazer algo como passe de mágica, corrompendo o tempo e qualquer processo gradual de transformação não é nenhum problema! Deus criou o tempo segundo as Escrituras, o que diz a Bíblia! Deus esta'alem do tempo e não é submetido a ele ( ao tempo ). A quarta dimensão, a do tempo, está sob o poder de Deus. Deus criou o tempo e fixou as suas leis básicas que ainda não conhecemos, apenas imaginamos!

A questão então é:
s
e Deus pode fazer as coisas magicamente, transgredindo processos, como na cura de um cego de nascença, um segundo, Deus também não precisa transgredir sempre o tempo para criar o que desejar! ou seja: Deus pode ( algo sem nenhuma dúvida ) mas Deus não se obriga ( porque não pode ser tentado a nada ) a fazer algo que não seja razoavelmente necessário. Deus portanto pode esperar naturalmente o Universo e a própria Terra amadurecer no seu devido tempo!


Logo o relato de Gênesis não tem como objetivo principal nos dar a ideia de tempo, mas de organização da Criação, do universo, da Terra, da vida e finalmente do homem. Logo e também concentrar a polêmica no tempo em que cada processo durou, mais um problema de linguística e de unidade usada para registro do mesmo tempo e período é absolutamente irrelevante porque simplesmente não é o objetivo mais importante do relato bíblico! não façamos disso um elemento de tropeço para uma discussão irrelevante!

Os ativistas ateus esbravejam que a Bíblia não é um livro de "ciência" e por tal de no máximo ser lida e receber algum crédito por suas histórias tidas como morais. Nesse ponto estaria suas histórias morais ao lado e tanto quanto inspiradoras ou passíveis de crédito ou não como toda a literatura humana, religiosa ou não que transmite uma ideia de certo e de errado, de ruim e mau, de bem e de mal.

Mas o início do Livro de Gênesis não é só "moral" embora seja também moral, é científico também se considerarmos como verdadeira ciência tudo que traz informação acrescentadora e elucida, traz luz à respostas às três grandes questões existenciais humanas que são coincidentemente as mesmas questões que a verdeira e boa ciência gasta tempo,inteligência, grau de razoabilidade e bilhões de dólares modernamente em tentar respondê-las:

De onde viemos?

Quem somos?

E para onde vamos?


O livro de Gênesis nos fornece  respostas para as duas primeiras:

Somos criação de um Deus, inteligente, pessoal, anterior a tudo e que criara tudo o que vemos, experimentamos, temos consciência e vivenciamos e pertencemos a uma espécie de seres viventes que não é a única a existir ( notem que essa conversa fiada de Ets é absolutamente desnecessária e irrelevante: a modernidade quer que acreditemos, quer nos levar a crer, que sempre acreditamos sermos os únicos e que agora a "ciência moderna" muito sabiamente quer nos advertir que "não estamos sozinhos no universo", vejam só que léro-léro" quando a Bíblia diz, sempre disse, e de certa forma isso sempre foi uma verdade para a tribo mais primitiva e para a ação ou cultura mais organizada, que nunca fomos os únicos e os bambambans da existência! )


O Gênesis portanto é verdadeiro, absolutamente relevante, para nos situar em um cotexto inteiramente razoável, sem o qual nenhuma religiosidade, mesmo a judáica e a cristã sob qualquer de suas formas não teria o menor sentido!

Não há portanto, a menor possibilidade de qualquer teologia cristã ou judáica, jogar o Gênesis fora sob alguma desculpa de cientificismo presunçoso, e manter a sua comunidade religiosa, seus cânticos, suas liturgias, seus clérigos e cultos se negarem o Gênesis e suas declarações!

Se qualquer pregador, padre, pastor, bispo, cardeal, presbítero ou papa, teólogo, etc, pregar qualquer coisa acerca do cristianismo e de Cristo, jogando o Gênesis no lixo, nega toda a Bíblia!


O Gênesis descreve uma ordem


A Criação da matéria ( O Cosmos e a Terra );

A Criação da Vida ( todos os seres vivos e o homem )

A Criação da Moral ( da Ética, a consciência do que é certo e errado, uma consciência construída pelo próprio Deus )

Para economia de tempo e de espaço, ao reler o Livro de Gênesis, verso por verso, atentamente, você mesmo leitor poderá constatar essa ordem, essa organização do texto Bíblico!


Como dito anteriormente, a verdadeira ciência e suas descobertas e compreensões reais não vão contra a revelação de Deus!

Vejamos algumas provas disso:

A Bíblia nunca disse em nenhum texto que a Terra seria o centro do Universo!

A Bíblia nunca disse que a Terra seria plana!

A Bíblia do mesmo modo nunca disse que o Universo seria ou é eterno ( aliás a Bíblia revelou que ele foi criado, portanto teve um início e diz claramente que ele, o universo terá um fim, se enrolando o sendo recolhido como um tecido! a Ciência ao contrário até a cerca de cinquenta anos dizia com todas as letras, tacitamente ser o universo eterno! )

A Bíblia nunca disse que o homem veio do macaco e que poderia em tese ter evoluído de matrizes, tipos de macacos diferentes, ou seja a humanidade teria múltiplas origens, a Ciência moderna sim aventou e afirma essa possibilidade. A Bíblia afirma uma origem única, a partir de um único casal!


A Ciência moderna aventa e presunçosa se arvora em afirmar como novidade a possibilidade de haver múltiplos mundo habitáveis querendo com isso ridicularizar a Bíblia e taxá-la de simplista e reducionista. Jesus dissera: "Na casa de meu Pai há muitas moradas'"...  e " Eu vou prepara-lhes lugar". Ou seja a Bíblia afirma que embora esses mundos  e moradas não sejam alcançáveis por nós seres humanos, eles já estão lá há muito tempo e novos haverão!

A Ciência moderna imagina e concebe em tese a existência de múltiplos universos, Paulo testemunha que já esteve em "outros céus e viu coisas indizíveis".


A Ciência ou parte de cientistas ou comunidades que se dizem científicas, imaginam naves espaciais, recorrem a mitos antigos, para afirmarem a existência de veículos não manufaturados pela nossa humanidade tecnológica que apenas há pouco mais de cem anos tirou os pés do solo, mas a Bíblia já registrava "carruagem de fogo", as rodas cheia do olhos dos Querubins, os arcos celestes como fogo e a cidade que desce dos céus a Nova jerusalém entre outras coisa absolutamente fantásticas!

Viagens no tempo, teletransporte, não é a Ciência que mais uma vez sai na frente, no Livro de Atos, um dos discípulos viaja instantaneamente por dezenas de quilômetros, Jesus atravessa paredes e ascende por últimos ao céus diante dos olhos de centenas de pessoas.Elias é visto por Eliseu sendo levado por um carro de fogo. Um dos profetas no Antigo Testamento, Joel tem uma visão das noites das nossas grandes cidades, quando vê carros que correm como tochas!

Logo os dias literais de Gênesis, se são literais ou não, bem como a idade dos homens vivendo antes do Dilúvio são apenas incompreensões no máximo linguísticas, para mais ou para menos aos nossos olhos hoje! Não temos problemas hoje com o câmbio entre moedas, sistemas de medidas, etc?

Os Escritores registraram da maneira correta de um modo ou de outro segundo sua língua, cultura  e tempo! nós podemos modernamente termos entendido errado com alguma discrepância, mas isso não é problema, pois não é o ponto principal. Isso não faz da Bíblia errática e inverossímil!

Tais escritos não foram feitos para nos dizer em primeiro lugar quanto essas pessoas viveram, mas que morreram!!! uma advertência a nós hoje, que morreremos!

A nossa compreensão e teologia erra em não poucas coisas, tanto em detalhes maiores como menores! não somos obrigados a sabermos tudo e integralmente! João Calvino em sua época condenou ao inferno a todo que creditasse ao Sol o centro do Universo e não a terra! Lutero em dado momento pregou a exterminação completa de todos os judeus! Ambos erraram, mas estavam certos sobre outras coisas mais importantes e graças a eles incontáveis pessoas creram na Bíblia, na salvação pela graça e foram salvas!

A salvação não se apoia sobre nenhuma sapiência, ainda que desejável e salutar, pois isso distinguiria e favoreceria uns em detrimento de outros: somos salvos única e somente pela graça e pelo nome de Jesus Cristo! o resto é perfume e verniz!

Só há um caminho e uma verdade: Ele mesmo Jesus Cristo!

Quer pregar para alguém que não creia? pregue Jesus somente!

Quer ansiosamente ver alguém crer em Deus? pregue Jesus somente!

O seu conhecimento teológico ou bíblico não convence o mais interessado dos ateus!

A conversão não vem pela Ciência, embora um convertido possa muito apropriadamente louvar a Deus conhecendo a Ciência, sabendo como tudo funciona bem, como são grandiosas as coisas feitas por Deus, etc. mas nunca o contrário!

Para você que já é crente, não se envergonhe daquilo que a Bíblia diz, registra e declara!

Ela está correta, nós errados!

Deus está correto, Ele é totalmente sábio, nós é que ignoramos o seu poder e nos dobramos ao conhecimento humano muitas vezes falsamente exaltado, como se devêssemos mais a homens do que ao próprio Deus!


Que esse texto seja uma benção para você meu irmão, assim como essas reflexões que fazem parte das minhas sinceras convicções me fortaleceram mais uma vez!

Amém!

Por Helvécio S. Pereira



*Um vídeo, sem dúvida interessante, apenas para atualização, que não pode ser tomado como verdade científica absoluta, são teorias elucidadoras pelo menos em parte.

Labels:
0
COMMENTS
Design a Mobile Website
View Site in Mobile | Classic
Share by: