Facebook IQ: estatísticas e investigação digitalFacebook IQ: estatísticas e investigação digital

6 de fevereiro de 2018

Ligar campanhas a resultados comerciais com a medição incremental

Descobre como é que os anunciantes estão a aprender táticas novas com uma estratégia de testes tradicional.

CONTEÚDOS

    Será que o segredo para o sucesso na era das novas plataformas e dos novos dados é acolher as antigas práticas científicas? Um novo estudo do Facebook mostra que a utilização de testes de controlo aleatorizados para medir alterações incrementais, uma técnica científica tradicional, pode ajudar os marketers a tomar decisões melhores relativamente aos seus investimentos em multimédia. 1 Alguns líderes da indústria, como a Netflix, o Airbnb, o eBay e o Booking.com, afirmam ter conseguido êxito ao utilizar a medição incremental no cenário de publicidade de rápidas mudanças atual.

    A medição é fundamental por dois motivos. O primeiro é para compreender o ROI que recebemos e registar corretamente a origem dessa expansão. O segundo é para permitir a otimização nos nossos diferentes canais pagos de forma a podermos decidir onde deve ser gasto o nosso próximo dólar do orçamento de marketing”.

    — Alok Gupta

    Diretor de Ciência de Dados da Airbnb 2

    Comprovar o impacto nas vendas

    Comprovar o impacto nas vendas

    A medição da incrementalidade ajuda os anunciantes a compreender o impacto real dos seus anúncios ao associar o marketing baseado em pessoas aos resultados do negócio. Através da utilização de testes de controlo, o “aumento” do desempenho é calculado ao comparar os resultados de dois grupos diferentes de pessoas: as que foram expostas a um anúncio ou variável de anúncio e as que não foram. Os resultados ajudam os anunciantes a identificar o valor de negócio que uma tática isolada gera, tornando-os fundamentais para determinar que investimentos em multimédia são mais eficazes. Para determinar a eficácia e ajustar os orçamentos e as táticas de modo a melhorar o desempenho dos anúncios no futuro, os anunciantes podem isolar variáveis, como criativos ou públicos, em condições experimentais e associá-las aos resultados de negócios.

    Medir os anúncios com precisão

    Medir os anúncios com precisão

    Uma análise do Facebook a 580 testes de aumento de conversões concluiu que a medição da incrementalidade pode fazer com que os anunciantes tomem decisões que ajudem a melhorar a eficácia dos seus gastos em marketing. 3 Foram utilizados dois sistemas de medição diferentes para avaliar os resultados de cada teste: a medição de incrementalidade e a atribuição de cliques de um dia, que atribui crédito ao anúncio que recebe um clique no período de um dia após o evento de conversão.

    Os dois sistemas foram divergentes em 23% das vezes (em média) relativamente à tática mais eficaz para o negócio, naquela que é uma grande diferença quando se pretende descobrir uma tática claramente vencedora para uma campanha. 4 Nos casos em que houve divergência, os anunciantes perderiam uma melhoria potencial média de 64% no custo por conversão caso escolhessem o vencedor errado. 5

    "A forma clássica como os anunciantes de resposta direta medem é através de um modelo de atribuição com base em cliques", diz Jonathan Lewis, Gestor de Produtos do Facebook. “Sendo a incrementalidade globalmente vista como a melhor fonte de verdade para avaliar o impacto, é preocupante que os testes com base em atribuições de um clique por dia escolham um vencedor diferente daquele que o teste verdadeiro vs. o teste de controlo escolheriam. A dimensão da divergência diz-nos se um investimento na medição da incrementalidade vale a pena”. 6

    Gerar inovação no negócio

    Gerar inovação no negócio

    Uma cultura empresarial que acolha um processo de tomada de decisões rigoroso e orientado por dados tem grandes possibilidades de promover o crescimento, mas todos os marketers devem considerar de que forma é que a medição da incrementalidade os pode ajudar a inovar a sua publicidade.

    Os líderes da indústria, como a Netflix, a Airbnb, o eBay e o Booking.com, têm obtido sucesso na utilização da incrementalidade para medir a eficácia dos anúncios, para avaliar as táticas e os canais e para adotar as suas estratégias de marketing para maximizar o ROI.

    De acordo com Stephan McBride, Diretor de Ciência e Análise, Marketing e Economia da Netflix, a incrementalidade ajuda os líderes de marketing desta empresa de entretenimento a compreender o impacto das ações que efetuam no marketing para melhorar as operações comerciais e alcançar o seu objetivo principal de expansão.

    Todas as vertentes dos cargos superiores pretendem ser orientadas por dados e os orçamentos podem ser reatribuídos às áreas certas quando a incrementalidade mostra que determinados canais ou grupos são mais eficazes.

    — Stephan McBride

    Diretor de Ciência e Análise, Marketing e Economia da Netflix

    O Airbnb utiliza a publicidade de desempenho para alcançar os objetivos de crescimento. Como a maior parte dos negócios, o Airbnb tem um orçamento limitado para atingir esses objetivos, pelo que maximizar o ROI nos gastos de marketing é uma das principais prioridades e a medição tem um papel fundamental. Na verdade, a maior parte do trabalho com mais impacto no marketing do Airbnb em 2017 resultou de experiências que medem a incrementalidade e fazem a estimativa da eficácia marginal dos seus canais. Como resultado das aprendizagens obtidas com esta medição, a empresa afirmou que conseguiu alcançar retornos mais elevados do que nunca em publicidade na web paga e em canais sociais pagos. 7

    Sabe mais sobre como os grandes anunciantes estão a adotar esta filosofia no nosso documento técnico “Promover o crescimento dos negócios com a medição de incrementalidade”.

    4 passos para uma nova estratégia de medição

    4 passos para uma nova estratégia de medição

    O Conselho de Medição, criado em 2016 pela equipa do Facebook e por parceiros dos líderes globais da indústria, de grandes marcas e especialistas em medição de publicidade, recomenda um processo de 4 passos aos líderes de negócios que queiram capacitar as pessoas das suas organizações e aplicar, de forma eficiente, a experimentação e a aprendizagem nas decisões das campanhas: 8

    Passo 1 Adotar uma cultura de teste e aprendizagem com liderança participativa. A nova ferramenta Teste e Aprendizagem do Facebook pode ajudar-te a começar

    Passo 2 Dá prioridade à tomada de decisão guiada pelos dados e promove a sua importância em todo o negócio.

    Passo 3 Executa testes para gerar dados e aprendizagens e obteres resultados melhores

    Step 4 Contrata pessoas talentosas que possam liderar com o foco na inovação e nos dados em todos os aspetos de marketing