Avisos
·
16 de dezembro de 2020

Em defesa das pequenas empresas

Resumo

O Facebook está se posicionando a favor das pequenas empresas. A nova política do iOS 14 da Apple terá um efeito negativo em muitas pequenas empresas que estão lutando para manter as portas abertas e trabalhando no ambiente gratuito da internet, da qual todos dependemos mais do que nunca neste momento. Este artigo traz um resumo das medidas que a Apple está adotando e o nosso posicionamento sobre essa questão:

  1. A Apple está criando uma política, aplicada por meio da AppTrackingTransparency do iOS 14, relacionada ao lucro, não à privacidade. Essa política forçará as empresas a adotar assinaturas e outros pagamentos no aplicativo para ganhar dinheiro. Isso significa que a Apple obterá lucro e muitos serviços gratuitos precisarão começar a cobrar custos dos usuários ou deixar o mercado.
  2. A Apple está prejudicando as pequenas empresas e os publishers que já estão com dificuldades financeiras na pandemia. As alterações na política terão um efeito direto na capacidade de usar os orçamentos publicitários de maneira eficaz. Segundo os nossos estudos, sem poder usar os próprios dados para otimizar anúncios personalizados, as pequenas empresas podem enfrentar uma queda de mais de 60% nas vendas no site obtidas por meio de anúncios. Não esperamos que as alterações propostas para o iOS 14 causem a perda total da personalização, mas sim um movimento em direção a esse desfecho no longo prazo.
  3. A Apple não está agindo conforme as próprias regras. A plataforma de anúncios personalizados da Apple não está sujeita à nova política do iOS 14.
  4. Nós discordamos da abordagem da empresa, mas não temos outra escolha senão exibir o comando dela. Se não agirmos dessa forma, enfrentaremos retaliações da Apple, o que só prejudicaria ainda mais as empresas que desejamos ajudar. Não podemos correr esse risco.

Atualização em 1º de fevereiro, às 7h00 no fuso horário do Pacífico: conforme compartilhamos em dezembro, não concordamos com a abordagem da Apple. No entanto, com o objetivo de garantir estabilidade para as empresas e pessoas que usam os nossos serviços, nós exibiremos o comando correspondente à atualização. O novo comando da Apple sugere que há uma escolha entre publicidade personalizada e privacidade quando, na verdade, podemos e fornecemos ambos . O comando da Apple também não fornece um contexto sobre os benefícios dos anúncios personalizados.

Para ajudar as pessoas a tomar decisões embasadas, também exibiremos a nossa própria tela, junto com a da Apple. Nessa tela, forneceremos mais informações sobre como nós usamos os anúncios personalizados, que apoiam as pequenas empresas e mantêm os aplicativos gratuitos. Caso você aceite os comandos do Facebook e do Instagram, os anúncios que você verá nesses aplicativos não sofrerão alterações. Caso recuse, ainda verá anúncios, mas eles serão menos relevantes para você. Concordar com esses comandos não significa que o Facebook começará a coletar novos tipos de dados. Apenas quer dizer que poderemos continuar a oferecer experiências melhores para as pessoas. Nós achamos que as pessoas merecem o contexto adicional e a Apple disse que é permitido fornecer informações.

Trabalho com pequenas empresas há 20 anos. Dediquei a minha carreira a ajudar essas empresas a crescer. Tive o privilégio de testemunhar como a internet mudou profundamente a trajetória de diversas empresas e das pessoas que trabalham nelas. Graças à internet, um empreendedor pode transformar uma ideia em uma empresa usando apenas o dispositivo móvel.

Um dos principais motivos disso é que a internet tornou o marketing acessível e mais barato. Existem dezenas de plataformas para ajudar as pequenas empresas a configurar sites, pagamentos, logísticas e finanças. Porém, uma empresa só poderá expandir se tiver clientes. No Facebook, é possível veicular uma campanha usando o smartphone e gastando alguns dólares, sem precisar contratar uma agência cara, ter um orçamento de cinco dígitos nem comprar equipamentos com tecnologia de ponta. Conheci vários empresários de sucesso que fizeram publicidade dessa forma. A melhor parte de trabalhar no Facebook é conhecer as histórias das pessoas que mudaram a vida e as comunidades delas usando as nossas ferramentas para transformar grandes ideias em empresas bem-sucedidas.

O que a Apple está propondo com a política da AppTrackingTransparency do iOS 14 coloca tudo o que eu mencionei em risco, porque beneficia as grandes empresas e prejudica as pequenas empresas. Muitos de vocês nos disseram, especialmente as pequenas empresas, que se preocupam sobre como as alterações da Apple afetarão a capacidade de alcançar clientes e crescer de maneira eficaz, quem dirá sobreviver em uma pandemia.

Por isso, estamos nos posicionando a favor das pequenas empresas.

O que está acontecendo: atualização do iOS 14

Em junho de 2020, a Apple anunciou uma nova política para exigir que os aplicativos mostrem aos usuários um comando desencorajador, prejudicial à capacidade de crescimento das empresas.

O efeito para empresários, criadores de conteúdo e pequenas empresas
Quem realmente será afetado pela política da Apple? A cafeteria do seu bairro, o amigo que é dono de uma empresa de varejo, o primo que começou uma empresa de planejamento de eventos e os desenvolvedores de jogos que criam os aplicativos que você usa gratuitamente. Vamos entender melhor:

Primeiro, os aplicativos gratuitos e os empreendedores e os criadores de conteúdo que desenvolvem esses aplicativos. Os empreendedores e os criadores de conteúdo dependem da publicidade para ganhar dinheiro e, em troca, fornecer um conteúdo gratuito às pessoas. Esse conteúdo varia desde as notícias que você acompanha pela manhã até o jogo que usa para se distrair na fila da cafeteria ou o programa de comédia que viu na sexta-feira à noite.

Se os empreendedores e criadores de conteúdo que gerenciam essas empresas não puderem contar com uma publicidade eficaz para ganhar dinheiro, serão forçados a usar outras maneiras para manter as operações, como cobrar dinheiro das pessoas com assinaturas ou pagamentos no aplicativo. Se isso acontecer, muitos dos aplicativos e sites que eram gratuitos começarão a cobrar dinheiro das pessoas pelos serviços ou desaparecerão completamente. Pagar pelo conteúdo pode não ser um problema para quem vive uma situação financeira confortável, mas muitos não podem arcar com esses custos.

É difícil ter uma noção quantitativa do efeito dessa política no conteúdo de criadores e publishers neste momento repleto de incertezas. No entanto, nossos testes mostraram que os publishers tiveram uma queda de mais de 50% na receita quando a personalização foi removida de campanhas de anúncios de instalação do aplicativo para celular. Os publishers e os desenvolvedores perceberam claramente esse fato .

Isso afeta desenvolvedores de aplicativos e pequenas empresas que dependem de anúncios personalizados para crescer. Saiba o motivo. as pequenas empresas têm orçamentos limitados. Para esses orçamentos gerarem resultados, precisam ser direcionados aos clientes mais importantes para as pequenas empresas. Uma produtora de casamentos local não obtém benefício algum ao alcançar pessoas que não estejam planejando um casamento. Da mesma forma, um pequeno comércio eletrônico que vende coleiras personalizadas para cachorros não ganhará nada ao alcançar tutores de gatos. De maneira simples, ao impor limitações rígidas à eficácia da publicidade personalizada, a política da Apple tornará muito mais difícil para as pequenas empresas alcançarem o público-alvo. Consequentemente, isso limitará o crescimento delas e a capacidade de competir com empresas de grande porte.

Para ilustrar melhor, nossos estudos mostraram que, ao veicular anúncios na família de aplicativos do Facebook para gerar vendas nos sites, os anunciantes de pequenas empresas tiveram, em média, uma queda de mais de 60% nas vendas para cada dólar gasto quando não puderam usar os próprios dados para encontrar clientes no Facebook. 1 Não esperamos que as alterações propostas para o iOS 14 causem a perda total da personalização, mas sim um movimento em direção a esse desfecho no longo prazo. Por exemplo, atualmente, uma livraria local poderia gastar US$ 50 em um anúncio personalizado e relevante de modo a gerar cinco vendas. Sem usar os próprios dados para personalizar o anúncio, essa empresa gastaria US$ 50 e obteria apenas duas vendas.

Com certeza, a política da Apple causará um efeito na área de anúncios diversificados do Facebook, que será muito menor do que o risco que as pequenas empresas correrão. Nós já consideramos esse fator nas expectativas para essa área. 2 Muitas pequenas empresas não vão crescer, continuar a contratar nem mesmo sobreviver por causa da gravidade desse efeito.

Neste momento, as pequenas empresas precisam de toda a ajuda possível. Durante a pandemia da COVID-19, as pequenas empresas usaram a publicidade personalizada para encontrar clientes e ajudar a manter as portas abertas. Um novo estudo da Deloitte descobriu que 44% das pequenas e médias empresas (PMEs) nos EUA começaram a usar ou ampliaram o uso de publicidade direcionada nas redes sociais desde que a pandemia começou. As PMEs que usaram esse tipo de publicidade foram duas vezes mais propensas a obter receitas maiores. A Apple está acabando com uma das principais ferramentas que as pequenas empresas usam para sobreviver nesta pandemia.

Nós acreditamos que os anúncios personalizados e a privacidade do usuário podem coexistir , sem os danos colaterais que o iOS 14 causará. Nós e outros que atuam no setor estamos fazendo grandes investimentos em soluções que aumentam a privacidade e continuam a permitir que as empresas prosperem online. Infelizmente, a Apple está realizando alterações com efeitos abrangentes sem consultar o setor nem as empresas mais afetadas. Por quê? De acordo com o que conseguimos entender, a Apple tem outro grande motivo.

Se essas alterações forem implementadas, as empresas estabelecidas que têm altos orçamentos de marketing estarão na vantagem de novo, o que nos levará de volta à era da publicidade na TV. No entanto, a grande empresa que mais se beneficiará será a Apple.

A realidade por trás da política da Apple: aumenta mais o lucro do que a privacidade

A Apple anunciou a nova política da AppTrackingTransparency do iOS 14 prometendo aumentar a privacidade das pessoas. Porém, a verdade é que ela forçará as empresas e os desenvolvedores a adotar um modelo de negócios que beneficiará os ganhos da Apple de duas maneiras:
  • Taxa da Apple: se os criadores de conteúdo precisarem recorrer a maneiras de ganhar dinheiro fora da publicidade, como cobrar custos das pessoas com uma assinatura ou com pagamentos no aplicativo, esses custos estarão sujeitos a uma taxa da Apple, que varia de 15% a 30%. Esse é um negócio muito lucrativo: como as vendas de hardware da Apple estão desacelerando, a empresa precisa apostar na área de serviços. Com isso, a plataforma App Store gerou cerca de US$ 50 bilhões em renda bruta em 2019 . Com essas alterações, a Apple pode lucrar ainda mais com a App Store. Resumindo, as alterações da atualização da Apple significam mais dinheiro para a Apple e menos serviços gratuitos para as pessoas.
  • A área de publicidade da Apple: as políticas da Apple deixam poucas opções para que os desenvolvedores de aplicativos encontrem clientes por meio de uma publicidade eficaz. Convenientemente, os produtos de publicidade da Apple são um desses desenvolvedores. É isso mesmo: a plataforma de anúncios personalizados da Apple está isenta do novo requisito de comando que ela impôs a outras empresas. Por padrão, a Apple usa os dados que coleta, inclusive os dados de compras no aplicativo que ela coleta de aplicativos de outras empresas, para aprimorar a eficácia dos próprios produtos de anúncios. Se as pessoas não quiserem que a Apple use os dados delas em anúncios, precisarão encontrar esse controle nas configurações do iPhone.

A verdade é que essas medidas são parte da estratégia da Apple para expandir as taxas e a área de serviços dela.

Nossa resposta

Nós discordamos da abordagem e da solução da Apple, mas não temos outra escolha senão exibir o comando dela. Se não agirmos dessa forma, a Apple bloqueará o Facebook na App Store, o que só prejudicaria ainda mais as pessoas e as empresas que usam os nossos serviços. Não podemos correr esse risco em nome das milhões de empresas que usam a nossa plataforma para crescer.

Estamos fazendo o possível para preparar nossos parceiros e reduzir o efeito da política da Apple, além de alterarmos as instruções. Nossos clientes podem encontrar instruções mais detalhadas aqui .

Acreditamos que a Apple está se comportando de maneira anticompetitiva ao usar o controle da App Store para beneficiar os próprios ganhos a custo dos desenvolvedores de aplicativo e das pequenas empresas. Vamos continuar a explorar maneiras de resolver essa questão.

Por exemplo, o Facebook tem o compromisso de fornecer informações relevantes para a questão judicial da Epic Games , em relação a como as políticas da Apple afetaram de maneira desfavorável o Facebook e as pessoas e empresas que usam os nossos serviços. O Facebook acredita que é primordial o júri entender as implicações mais amplas das políticas injustas que a Apple impõe a desenvolvedores do iOS e a muitas outras empresas.

Continuaremos a trabalhar com órgãos do setor, como o World Wide Web Consortium ( W3C ), o Partnership for Responsible Addressable Media ( PRAM ) e o World Federation of Advertisers ( WFA ), para desenvolver e implementar novos padrões que aumentem a proteção da privacidade das pessoas de modo a manter o conteúdo gratuito para todos e permitir que as empresas cresçam. Esperamos que a Apple colabore com essas medidas do setor e deixe que o governo se ocupe das regulações.

O Facebook tem o compromisso de apoiar as pequenas empresas e o uso que elas fazem dos anúncios personalizados para oferecer conteúdo gratuito às pessoas. Apoie as pequenas empresas junto conosco. Saiba mais sobre o efeito da política do iOS 14 da Apple e se manifeste .

Artigos relacionados

Novas maneiras para as empresas fazerem mais com mensagens
Avisos · 6 de junho de 2024

Novas maneiras para as empresas fazerem mais com mensagens

Apresentamos vários novos recursos de mensagens empresariais para tornar o WhatsApp e o Messenger a melhor forma para as empresas se conectarem com seus clientes e fazerem mais com as conversas.

Saiba como melhorar a performance das suas campanhas com especialistas da Meta
Avisos · 3 de julho de 2023

Saiba como melhorar a performance das suas campanhas com especialistas da Meta

Saiba como melhorar a performance das suas campanhas com especialistas da Meta.

Performance Forward Hub: Maximize seus resultados
Avisos · 23 de junho de 2023

Performance Forward Hub: Maximize seus resultados

Bem-vindo ao Performance Forward Hub. Aqui você descobre insights poderosos.

Esta página foi útil?