A EL AL está prosperando, os comerciantes de turismo de Jerusalém estão em dificuldades e os israelenses continuam suas vidas cotidianas enquanto um conflito devastador se desenrola a poucos quilômetros de distância.
JERUSALÉM:Caminhe por algumas partes de Jerusalém ou Tel Aviv hoje e, à primeira vista, a vida pode parecer notavelmente normal. Restaurantes servem jantar. Cafés estão movimentados. Famílias vão às compras. Israelenses vão trabalhar, reclamam do trânsito, fazem planos de férias e encontram amigos. Nas praias do Mediterrâneo, as pessoas nadam e tomam sol.
As aeronaves operadas pela EL AL Israel Airlines continuam conectando Israel com o mundo. É uma demonstração extraordinária de resiliência. Mas também pode ser profundamente perturbadora.
A uma distância relativamente curta, as consequências de anos de guerra estão longe de ser normais. As imagens que chegam às telas de televisão e smartphones em todo o mundo mudaram fundamentalmente a percepção internacional de Israel.
Para alguns israelenses, essas duas realidades aprenderam, de alguma forma, a coexistir. Um líder do setor turístico de renome internacional, que se mudou para Israel há duas décadas, disse: eTurboNews:
“Sinto-me traído pelo país para o qual me mudei há 20 anos. O que está acontecendo agora é aterrador — e continuamos assim dia após dia.” Essa frase talvez capture algo que as estatísticas de turismo não conseguem.
As pessoas se adaptam. Vão trabalhar. As crianças vão à escola. Os comércios abrem. Reservas em restaurantes são feitas. Voos partem.
Às vezes, as pessoas simplesmente precisam continuar vivendo. Às vezes, elas também podem se tornar estranhamente alheias a eventos que acontecem a poucos quilômetros de distância.
A Cidade Velha de Jerusalém está pagando o preço.
Na Cidade Velha de Jerusalém, porém, é praticamente impossível fingir que o turismo é algo normal.
Comerciantes judeus, muçulmanos, cristãos e armênios entrevistados esta semana descrevem uma economia turística que permanece gravemente prejudicada.
Os motivos apresentados são surpreendentemente consistentes: poucos voos internacionais, passagens aéreas caras e o receio persistente entre os potenciais viajantes de que Israel seja um país inseguro.
Um lojista do Bairro Judeu descreveu o turismo diário como "horrível", enquanto um comerciante de souvenirs do Bairro Cristão disse que os negócios estavam "muito fracos". Um comerciante de cerâmica armênio que trabalha na Cidade Velha há quatro décadas descreveu o período desde outubro de 2023 como o pior que já vivenciou.
São comerciantes que sobreviveram a guerras, intifadas, terrorismo e à COVID-19. A atual crise do turismo está a colocá-los à prova mais uma vez. O sofrimento também ultrapassa as fronteiras religiosas da Cidade Velha. Isso importa.
O turismo é um dos raros ecossistemas econômicos em Jerusalém onde o sustento de judeus, muçulmanos, cristãos e armênios pode depender exatamente do mesmo visitante.
Um peregrino que compra um ícone cristão pode mais tarde comprar o almoço de um restaurante muçulmano, cerâmica de uma família armênia e objetos judaicos de um comerciante judeu. Quando o visitante desaparece, todos perdem.
Os números contam a história
Israel recebeu um número recorde de 4.5 milhões de turistas em 2019.Em 2025, o país recebeu apenas cerca de 1.3 milhão. O primeiro semestre de 2026 continuou difícil. Aproximadamente 440,000 mil visitantes estrangeiros entraram em Israel de janeiro a junho, com os Estados Unidos representando cerca de 36% das chegadas.
As estatísticas oficiais ilustram o quão instável o turismo se tornou.
Em maio de 2026, foram registradas apenas 64,400 chegadas de turistas, em comparação com 124,000 em maio de 2025. Junho apresentou uma melhora, com 81,900 turistas, contra 55,300 no ano anterior. Os hotéis israelenses registraram 5.1 milhões de pernoites de janeiro a abril, sendo que 84% delas foram de israelenses.
Em outras palavras, a economia do turismo doméstico de Israel está ajudando a manter os hotéis funcionando, enquanto o motor do turismo internacional permanece gravemente prejudicado.
A resposta do Ministério do Turismo: Venda as pessoas, não apenas o destino.
O Ministério do Turismo de Israel enfrenta um desafio de marketing quase impossível. Como vender férias quando os noticiários da televisão são dominados pela guerra? Sua resposta tem sido surpreendentemente direta.
Em vez de fingir que a geopolítica não existe, o ministério está tentando vender a si mesmos os israelenses.
Sua nova campanha “EU SOU ISRAEL”, lançada na América do Norte com um investimento estimado em 20 milhões de NIS, enfatiza as pessoas, a comida, a música, as ruas, a cultura e o cotidiano israelense, em vez de se basear apenas em imagens convencionais de praias, sítios arqueológicos e pontos turísticos religiosos.
O diretor-geral do Ministério do Turismo, Michael Izhakov, explicou a estratégia em uma entrevista em julho: os potenciais visitantes são apresentados a israelenses dançando, comendo em restaurantes, aproveitando as praias e vivendo suas vidas normalmente. O ministério está se concentrando particularmente em norte-americanos, viajantes judeus e viajantes cristãos já inclinados a visitar Israel, em vez de tentar converter públicos fundamentalmente hostis ao país.
É uma estratégia de marketing compreensível. Mas também levanta uma questão difícil. A vida normal que está sendo promovida aos turistas é real. Assim como a realidade anormal que a cerca. Ambas podem ser verdadeiras.
Israel precisa desesperadamente de aviões.
Em um ponto, quase todos no setor de turismo israelense concordam: Israel precisa da volta das companhias aéreas internacionais. "Sem voos, não há turismo", disse Izhakov ao The Jerusalem Post.
O ministério tem mantido diálogo com companhias aéreas e com o Ministério dos Transportes de Israel, ao mesmo tempo que apoia o turismo interno e incentiva o aumento da capacidade hoteleira. Além disso, tem direcionado seus esforços cada vez mais a atração de viajantes judeus no exterior, buscando compensar a perda de visitantes estrangeiros com o aumento do turismo doméstico israelense.
Este mês, líderes do setor turístico se uniram ao embaixador dos EUA, Mike Huckabee, no Fórum de Recuperação do Turismo de Israel, que reúne representantes do governo, companhias aéreas, hotéis, operadores turísticos, acadêmicos e outras partes interessadas do setor. Expandir os voos diretos entre os EUA e Israel, reconstruir a confiança dos visitantes e criar programas capazes de trazer os americanos de volta estão entre as prioridades. O ministério também continua investindo em outras áreas além da publicidade.
Uma reforma de 25 milhões de NIS no local de batismo de Qasr al-Yahud, um importante destino de peregrinação cristã no rio Jordão, foi inaugurada recentemente por meio da cooperação entre o Ministério do Turismo e outras autoridades israelenses.
O governo também tem analisado a inteligência artificial como parte de sua estratégia de turismo a longo prazo, incluindo experiências digitais para visitantes e o projeto de realidade aumentada “100 Histórias” em locais históricos. A mensagem parece ser: sobreviver hoje, mas construir para os visitantes que Israel espera que retornem amanhã.
E depois há o EL AL
Se as lojas de souvenirs vazias de Jerusalém representam um lado da crise do turismo em Israel, a EL AL representa o outro lado extraordinário. A companhia aérea de bandeira israelense emergiu do caos da aviação regional mais forte financeiramente.
Enquanto as companhias aéreas internacionais suspendiam repetidamente as operações em Tel Aviv, a EL AL manteve Israel conectado. O resultado foi uma combinação incomum de necessidade nacional, resiliência operacional e concorrência reduzida.
No segundo trimestre de 2026, a EL AL reportou um lucro líquido de US$ 132 milhões, o dobro dos US$ 66 milhões registrados no ano anterior.
A receita saltou de US$ 777 milhões para US$ 986 milhões, apesar da companhia aérea estimar um impacto de US$ 55 milhões devido ao conflito com o Irã. Sua taxa de ocupação permaneceu em torno de 90%, e as reservas antecipadas representaram uma carteira de pedidos de aproximadamente US$ 1.4 bilhão. A companhia aérea planeja expandir ainda mais sua capacidade e adicionou aeronaves Boeing 737 à sua frota, enquanto recolocou em serviço os Boeing 777 mais antigos.
A EL AL também assinou um acordo para introduzir a internet de alta velocidade Starlink em toda a sua frota a partir de 2027.
É difícil imaginar uma ilustração mais clara do paradoxo da economia turística de Israel. A companhia aérea nacional prospera em parte porque muitas companhias aéreas estrangeiras se mantiveram afastadas. Enquanto isso, os comerciantes locais precisam desesperadamente que essas companhias aéreas estrangeiras retornem. O que é bom para a participação de mercado da El Al não é necessariamente bom para a economia turística de Israel.
- Competição significa vagas.
- Assentos disponíveis significam tarifas mais baixas.
- Tarifas mais baixas significam mais visitantes.
- E os visitantes significam que, eventualmente, alguém entra numa loja quase vazia na Cidade Velha de Jerusalém.
A resiliência tem outro lado.
Os israelenses são excepcionalmente bons em seguir em frente. Após ataques terroristas, os restaurantes reabrem. Após alertas de mísseis, os cafés voltam a ficar cheios. Após noites interrompidas por sirenes, as pessoas retornam ao trabalho.
Essa resiliência ajudou Israel a sobreviver a circunstâncias que muitas sociedades jamais vivenciaram. O turismo também depende disso. Os visitantes precisam que os restaurantes permaneçam abertos, que os guias continuem a guiar, que os hotéis mantenham seus funcionários e que as companhias aéreas continuem voando.
Mas a resiliência pode ter uma companheira mais sombria: a normalização. Os seres humanos não conseguem vivenciar psicologicamente cada dia como uma emergência. Eventualmente, o extraordinário se torna rotina.
Assim, uma guerra pode estar sendo transmitida pela televisão enquanto alguém toma um cappuccino em Tel Aviv. Um comerciante pode ficar sentado sem clientes perto de um dos lugares mais sagrados do cristianismo enquanto famílias em outros lugares planejam seu fim de semana.
E o sofrimento a poucos quilômetros de distância pode se tornar algo que as pessoas conhecem sem realmente assimilar. Essa contradição não é exclusivamente israelense. É profundamente humana. Mas, no Israel de hoje, a geografia comprime a contradição em um espaço extraordinariamente pequeno.
Será que o turismo pode voltar a crescer antes da confiança?
Autoridades do setor de turismo de Israel acreditam que a recuperação pode ocorrer rapidamente assim que a capacidade de aviação for restabelecida.
Existem evidências que corroboram esse otimismo. Israel possui um produto turístico extraordinário: Jerusalém, Tel Aviv, o Mar Morto, a Galileia, o Negev, sítios arqueológicos, praias mediterrâneas e locais sagrados centrais para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
Essas atrações não desapareceram. Nem a indústria hoteleira. Nem a capacidade de Israel de fascinar os visitantes. Mas a crise atual do turismo é maior do que a capacidade das companhias aéreas.
Israel também enfrenta um problema de percepção global, ligado não apenas à crença dos turistas de que estarão seguros pessoalmente, mas também à forma como milhões de potenciais viajantes percebem o próprio país.
Um destino pode se recuperar do medo. Recuperar-se da alienação pode ser consideravelmente mais difícil. Esse pode ser, em última análise, o desafio que o Ministério do Turismo não conseguirá resolver apenas com publicidade.
Aguardando atrás do balcão
De volta à Cidade Velha de Jerusalém, as discussões geopolíticas acabam se tornando algo muito mais simples. Alguém entrará pela porta hoje? Um peregrino comprará uma cruz? Um visitante comprará cerâmica armênia? Alguém parará para tomar um café? Uma família judia de Nova York finalmente fará a viagem que adiou?












Deixe um comentário